sábado, 30 de agosto de 2008

SOMENTE OS SECOS NÃO AMAM


Meus olhos me traem
Logo eles, meus olhos...
Captadores de luz
Que grande termo para eles...
Acordei no meio da noite
De quem era a voz que me chamava?
Madrugada fria, frígidos ares
Lamentações e pesares
As luzes se curvam
Tudo distorce tudo
O prisma talvez seja eu
Só há um céu acima
Mas quantas noites existem?
Noite, noite, vasta noite
Ajoelho-me frente teu manto
Venero-te, noite de mistério
Noite aberta ao sobrenatural
Noite propícia aos amores
Somente os secos não amam...

Tanta luz hoje tem a noite
Meus olhos se perdem
Numa contemplação mística
Algumas nuvens pairam
Negras nuvens se aproximam
Esconderão teu brilho, ó noite?

Amei tanto sob este manto
Amei tanto e só amei
Nem sei se ainda a amo
Somente os secos não amam!
E seco sei que não sou...

Noite, noite, vasta noite
Deixaste-me aéreo e confuso
E os versos pareem fugir
Qual o tempo? Qual o espaço?
Parecem sair na hora que querem
Versos em liberdade...

Muitos estarão em chamas
Muitos estarão desfalecendo
Muitos sentirão balas e adagas
Penetrando a pele, sangue...
Assassinos da noite!
Lembro dos outros acordados
Nas ruas, nas casas, trancados
Copos, damas, jogos, vícios
Bordéis na cidade, noite...
Sexo, homens em fúria

Noite da vida incomum
Dê-me um copo, ó noite estranha
Dançarei contigo, com a lua
A dança dos etéreos sonhos
Viajarei nos teus caminhos
Dê-me logo uma garrafa
Este líquido é o contato
Com a natureza viva
Com os vapores flutuantes
Os sóbrios, secos, tão retos
Têm medo, tão limitados
Sempre dirão que é pecado
Noite, noite, vasta noite
É triste viver os dias
Todos os dias do ano
Todas as horas da vida
Preso ao mundo, a estas correntes
Preso à natureza morta
Não, nunca, ó minha noite!

Diga-me, ó minha noite
Por que o amor é condenado
Neste mundo embriagado
De tristeza e dor?
Noite, noite, vasta noite
Teus mistérios mais me chamam
Outro gole eu tornarei
Sairei do mundo onde
Somente os secos não amam...

Um comentário:

  1. Oi,

    Passei pra te dizer que adorei o poema.
    Tenho um blog meio perdido por aí, sem poesias, sem imagens, mas com minha vida, meio perdida, que não sabe seguir outro caminho que não seja seguir em frente, sempre errante nos passos da vida.
    Michele
    http://mi-rgs.blogspot.com

    ResponderExcluir